Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Recados

Maratona de outubro: Garibaldi, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Soledade, Porto Alegre e Sapiranga.
A agenda de outubro está bacana demais! 17 em Garibaldi. 18 a 22 em Bento Gonçalves como patrono da feira. 23 na EEEM General Prestes Guimarães, pelo Autor Presente, e em outras duas escolas de Passo Fundo. 24 em Soledade. 25 em Sapiranga. 26 na EMEF Judith Macedo de Araújo, pelo Adote um Escritor, em Porto Alegre. 27 em Sapiranga.

Rosário e Metamorfose
Amanhã, 10 de outubro de 2017, estarei, pela manhã, no Colégio Rosário como jurado da mostra poética e à tarde e noite falarei para os alunos do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose Cursos sobre Caminhos e Escolhas para a Carreira do Escritor Profissional.

Feira do Livro de Picada Café
Na sexta-feira, dia 6 de outubro de 2017, participarei da Feira do Livro de Picada Café conversando com os alunos do ensino médio.

Encontro de Escritores da AGES
Amanhã sigo para Caxias do Sul a fim de participar do Encontro de Escritores da AGES nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, e palestrar, no dia 1º de outubro, sobre o ofício de escritor na Programação da 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Aguardo todos lá!

Feiras do Livro de Veranópolis e Bento Gonçalves
Nesta quinta feira, dia 21 de setembro de 2017, estarei na Feira do Livro de Veranópolis pelo projeto Escritor na Escola. Vais ser bacana voltar à cidade depois de seis anos e bater papo com ao alunos do 6º ao 9º ano. E na sexta, dia 22, sigo para a cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Bento Gonçalves da qual serei patrono neste ano de 2017.

Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, em Teutônia
Dias 23 e 24 de agosto estarei na XXVI Feira do Livro do Instituto de Educação Cenecista General Canabarro, IECEG- CNEC, em Teutônia, batendo altos papos com os alunos.

Colégio da ULBRA em Cachoeira do Sul
Nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, estarei batendo papo com os alunos do Colégio Ulbra São Pedro em Cachoeira do Sul. A galera leu meus livros de literatura fantástica e está cheia de perguntas!

Colégio Rainha do Brasil
Amanhã, 17 de julho, estarei conversando com os alunos do Colégio Rainha do Brasil, de Porto Alegre. Convite do Prof. Don Antonio Trindade que adotou o livro Mão Dupla para o 9º ano.

Na Escola Felipe Marx, de Taquara
Hoje, 22 de junho, estarei na EEEM Felipe Marx, de Taquara, batendo papo com os alunos sobre O Filho do Açougueiro e outra contos de terror e de fantasia. Vai ser tri.

Boas notícias de junho
Meu livro de minicontos para jovens pela Editora Physalis já está em fase final de produção e vai ficar tri bacana. Super equipe: Elaine Maritza, Martina Schreiner, Cláudia Bechler e Pablo Morenno. O Centauro Guardião, juvenil de fantasia urbana que se passa em Porto Alegre, que sairia só em 2018 pela Editora Panda Books, foi antecipado para o segundo semestre deste ano. "Rita tem medo" foi selecionado para integrar o catálogo do Leiturinha (uma espécie de "Círculo do livro" para crianças) e em breve deve chegar nas casas dos assinantes. Já está em fase final de produção meu novo juvenil chamado "Parada Dura" a ser lançado pela Editora Paulinas no segundo semestre desse ano. Tudo nas mãos da mega competente Christiane Angelotti. Emergente editora de Porto Alegre topou fazer meu próximo infantil. Ainda estamos decidindo o texto, mas a equipe já é de primeira. Mais boas notícias no decorrer dos acontecimentos.

Mini-oficina na Paulus
Nesta próxima terça-feira, dia 30 de maio, ministrarei mini-oficina na Editora Paulus abordando o tema "Como utilizar a literatura de fantasia em sala de aula". Ainda é possível inscrever-se.

Palestra na UFRGS
Hoje à tarde, dia 5 de maio, estarei na UFRGS participando do evento Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário, do Romantismo à Contemporaneidade, com a palestra "Carreira Literária e Formação de Jovens Leitores". Evento gratuito.

Palestra na UFSM
Dia 2 de maio, próxima terça-feira, estarei na Universidade Federal de Santa Maria participando do 2º Ciclo de Estudos - O Profissional do Livro - O Mercado Editorial abordando Literatura Fantástica e Economia Criativa: Produção, Mercado e Recepção. Farei uma das palestras de abertura com o tema: Carreira Literária e Formação de Jovens Leitores. Se alguém estiver por aquelas bandas venha me dar um abraço.

EMEF Pastor Rodolfo Saenger
Amanhã, 26 de abril, estarei pela manhã e tarde na EMEF Pastor Rodolfo Saenger, em Sapiranga, que adotou meu livro O Monge Rei e o Camaleão. Quatro encontros com alunos e muita história pra contar.

Clube do Livro do Rosário
Hoje à tarde, dia 19 de abril, farei um bate-papo rápido no Clube do Livro do Colégio Rosário que adotou meu livro "O Filho do Açougueiro e outros contos de terror e de fantasia". Galera tá animada para conversar sobre medos, fantasia e aventuras.

Coordenando a Confraria Reinações Encontro 120
Amanhã, terça-feira, dia 18 de abril, farei a coordenação do encontro 120 da Confraria Reinações. Debateremos os livros de José Saramago escritos para crianças. Encontro histórico! Quem quiser é só se achegar e participar. Vai ser no BISTRÔ DO SOLAR, Praça Mal. Deodoro, 148 - Centro - (PRAÇA DA MATRIZ). Até lá!

Bate-papo no Colégio Anchieta
Hoje pela manhã e tarde, dia 3 de abril, converso com os alunos do Colégio Anchieta sobre meu "Monge Rei e o Camaleão", da Editora BesouroBox, na XIX Semana Literária. Oportunidade sempre bacana de rever meus primeiros caminhos de escrita.

Entrevista no Autores e Livros
Dia 21 de março estarei no programa Autores e Livros apresentado pelo escritor Dilan Camargo na TV Assembleia falando sobre a AGES, carreira e outros assuntos. Logo mais confirmo horário de transmissão.

Gestão AGES 2017-2018
Informação: fui eleito no sábado, dia 11 de março, Presidente da Associação Gaúcha de Escritores - AGES. Ainda na chapa, Antonio Schimeneck como Vice Administrativo, Milene Barazzetti Machado como Vice Cultural e Marion Cruz como Vice Social. Juntam - se a nós Jacira Fagundes e Carlos Scomazzon nas pastas de Literatura Infantojuvenil e Comunicação. Contamos com o apoio de todos os associados e das instituições parceiras para fazer uma boa gestão.

Semana tri com 3 escolas - 28 de novembro a 2 de dezembro
Essa semana tá tri! Na segunda estive na Escola Padre Balduíno Rambo, pelo Autor Presente, hoje estive na Escola Armindo Schwengber, também pelo Autor Presente, e amanhã estarei na EMEF AnísioTeixeira pelo Adote um Escritor. Semana cheia de encontros e bate-papos e novos amigos. Quem dera ter semanas como essa durante o ano todo!

Feira de Passo Fundo
Amanhã, dia 11 de novembro, estarei na Feira do Livro de Passo Fundo realizando bate-papos com alunos e sessões de autógrafos dos livros Destrava-línguas e A menina que sonhava com os pés. Maiores informações na página da Feira do Livro.

Feira de Morro Reuter
Amanhã, dia 9 de novembro, bem cedinho sigo para a Feira do Livro de Morro Reuter para entregar o patronato à escritora e editora Márcia Leite.

Feira do Livro de Porto Alegre 2016
Minha participação na Feira do Livro de Porto Alegre 2016: Dia 01/11- 15h30. Autor no Palco, na Tenda de Pasárgada, em frente ao Memorial do RS. Dia 08/11 - 13h30. Odisseia de Literatura Fantástica Pocket: Bate-papo e Oficinas com Cesar Alcázar e Duda Falcão. Local a definir.

Festa Literária do Centro de Educação Profissional na Fundação O Pão dos Pobres
Nesta sexta-feira, às 10h, estarei na Festa Literária do CEP - Centro de Educação Profissional na Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio batendo um papo com a galera de lá sobre literatura e sobre meus livros. Vai ser um momento bacana!

Confraria Reinações
Hoje à noite, dia 18 de outubro de 2016, na Palavraria, farei a coordenação do Encontro da Confraria Reinações que debate O Caderno Vermelho da Menina Karateca.

Odisseia de Literatura Fantástica Itinerante no IEL
Amanhã, dia 8 de outubro, estarei no IEL acompanhado de Duda Falcão e César Alcazar para mais uma Odisseia de Literatura Fantástica Itinerante. O evento será às 15h e tem entrada franca. O IEL fica na rua André Puente, 318.

Adote um Escritor na Escola Aramy Silva
Amanhã cedinho estarei na Escola Aramy Silva, pelo projeto Adote um Escritor, batendo papo com a gurizada sobre literatura e sobre meus livros. Vai ser bacana.

Feira do Livro de Bento Gonçalves
Amanhã, 23 de setembro, bem cedinho, sigo para a Feira do Livro de Bento Gonçalves onde passo o dia batendo papo com alunos sobre os meus livros e literatura. Se quiserem me encontrar por lá devo passear pela feira sempre que não estiver palestrando. Abraço!

Feira do Livro de Viamão
Amanhã, dia 15 de setembro, participo da Feira do Livro de Viamão. Bato papo com os alunos sobre o Sangue de Barata e meus outros livros, entre outras coisas.

Colégio Stella Maris
Amanhã pela manhã e tarde, dia 18 de agosto, estarei no Colégio Stella Maris batendo papo-com os alunos sobre os livros "O Monge Rei e o Camaleão" e "O Filho do Açougueiro e outros contos de terror e de fantasia".

Prêmio AGES Livro do Ano
Amigos! O Destrava-línguas e outros poemas foi vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano na categoria Infantil. O Destrava está fazendo uma trajetória bem bacana: Prêmio Saraiva 100anos - 2014, Catálogo de Bolonha 2016, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e agora Prêmio AGES Livro do Ano 2016. Muito satisfeito :)

Colégio Colbachini em Nova Bassano
Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, estarei no Colégio Colbachini em Nova Bassano batendo papo com os alunos sobre literatura e sobre meu livro "O Monge-rei e o Camaleão".

Semana literária no Colégio Bom Conselho
Dia 20 de junho estarei no Colégio Bom Conselho participando da Semana Literária da escola e batendo papo com os alunos sobre, entre outras coisas, meu livro "O filho do açougueiro e outros contos de terror e fantasia".

Quarta Cultural no Sicredi
Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, darei uma palestra no projeto Quarta Cultural para os funcionários do Sicredi. Falarei sobre formação de leitores e literatura em geral. Um belo projeto do Banco Sicredi.

Sessão de autógrafos do livro Sangue Real
Dia 21 de maio, às 17h, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues farei o lançamento do meu livro Sangue Real, texto premiado no Prêmio Off-flip de Literatura 2015, categoria Infantil. Aguardo todos os meus amigos, simpatizantes e leitores lá! Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 307. Porto Alegre.

Oficina de Criação de Literatura Fantástica
Com início em maio eu ministrarei, em parceria com a Metamorfose Cursos, uma oficina para quem quer se aventurar na litfan. A Oficina de Literatura Fantástica, além de instrumentalizar o participante para a escrita literária de textos com elementos fantásticos, pretende proporcionar momentos de reflexão sobre o fazer literário e debater temas pertinentes à fantasia e ao público leitor desse gênero. Mais informações aqui http://www.metamorfosecursos.com.br/curso.php?id=90 Inscrições aqui http://www.metamorfosecursos.com.br/curso_matp.php?id=90

Sangue Real: novo livro na praça.
Acabei de receber meu novo livro: Sangue Real, texto vencedor do Prêmio Off-flip de Literatura Infantil 2015. Projeto super bacana da Martina Schreiner. Escolas e feiras interessadas em conhecer entrem em contato por e-mail. Sessão de Autógrafos em breve!

Feliz ano novo!
Em breve divulgarei as novidades do ano. Aguarde!

Feira do Livro de Porto Alegre e EMEF Pepita de Leão
A próxima semana será bem movimentada, então já vou colocar aqui no "recado" os compromissos de toda a semana: 05/11, 9h, Autor no Palco, Tenda de Passargada, atividade da Feira do Livro. 06/11, 10h, Visita à EMEF Pepita do Leão, pelo projeto Adote um Escritor. 06/11, 17:30h, O sobrenatural, a magia, o improvável, o maravilhoso: a literatura fantástica por seus escritores, mesa-redonda com os escritores Christian David, José Francisco Botelho e Duda Falcão (Mediador), no Auditório Barbosa Lessa CCCEV, atividade da Feira do Livro. 06/11, 19h, Sessão de Autógrafos do Tu Frankenstein 3, livro produzido em 2014 na residência literária na Biblioteca Pública. Local: CCCEV, atividade da Feira do Livro. 07/11, 21h, Noite de Residência Literária, Tu Frankenstein 4 - Suspense, terror e fantasia, no Teatro São Pedro.

EMEF Gabriel Obino, Projeto Adote um Escritor
Amanhã, dia 30 de outubro, visito a EMEF Gabriel Obino pelo projeto Adote um Escritor. Ótima oportunidade de bater um papo sobre literatura e sobre meus livros com a gurizada.

Escola Dinah Néri Pereira, em Cachoeira do Sul
Nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, me encontrarei com alunos da EMEF Dinah Néri Pereira, de Cachoeira do Sul, para um bate-papo. É a terceira escola da cidade que me recebe esse ano. Feliz por estar tendo o priveilégio de participar das iniciativas da cidade em prol da literatura.

Lançamento Destrava-línguas e outros poemas, vencedor do Prêmio Saraiva 2014
Amanhã, sábado, dia 24 de outubro, estarei autografando meu novo livro, Destrava-línguas e outros poemas, na Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas. Espero todos lá!

Feira do Livro de Boa Vista do Sul
Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, estarei na Feira do Livro de Boa Vista do Sul batendo papo com alunos e público em geral.

Encontro Gaúcho de Escritores
No próximo fim de semana, dias 3 e 4 de outubro, participarei do Encontro Gaúcho de Escritores, promovido pela AGES. Como parte da programação farei uma palestra sobre como abrir uma empresa MEI a fim de facilitar a profissionalização do escritor.

Feria do Livro de Bento Gonçalves
Nesta terça-feira, dia 29, estarei na Feira do Livro de Bento Gonçalves realizando encontros em várias escolas.

Panambi
Parto hoje à noite, dia 23 de setembro, para Panambi e fico dois dias visitando as escolas da região.

Bate-papo no Colégio Totem, em Cachoeira do Sul
Amanhã cedinho, dia 22 de setembro, parto para um bate-papo bacana com os alunos do Colégio Totem de Cachoeira do Sul.

Odisseia de Literatura Fantástica em Santa Cruz do Sul
Nesta quinta-feira dia 17 de setembro estarei na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul para organizar e palestrar na Odisseia de Literatura Fantástica Itinerante com os colegas Nikelen Witter, César Alcazar e Duda Falcão, pela manhã e tarde. Quem puder aparece lá que vai ser bacana.

Encontro com alunos na EMEF Marcírio Goulart Loureiro
Este sábado pela manhã estarei na EMEF Marcírio Goulart Loureiro, de Porto Alegre, batendo papo com alunos do 1º ao 4º anos sobre os livros Sangue de Barata, A Menina Que Sonhava com os Pés e Mão Dupla.

1º Confronto com Confrade
Dia 8 de setembro às 19h lá na Palavraria participarei do 1º Confronto com Confrade. O escritor Caio Riter irá conversar comigo sobre o livro Rita tem medo. O público também ficará livre para fazer perguntas e colocações. É uma nova modalidade de encontro que a confraria organiza. Aparece lá!