Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Notícias

Christian David é escolhido patrono da 32ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
18/09/2017 / Christian David

Com o tema Literatura Fantástica, a 32ª Feira do Livro de Bento Gonçalves tem como patrono o escritor Christian David. Autor de dez títulos e participação em 16 antologias nas áreas da literatura infantil e de fantasia, David é formado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS.

 

Paralelamente, sempre foi um leitor assíduo, incentivado pelos pais que tinham uma coleção de livros de ficção científica e de literatura histórica. “Fui me acostumando a sempre estar em um novo mundo, com um novo mistério por semana, a pensar sempre além do óbvio e aparente. Dai a gostar de contar essas histórias foi um passo pequeno. E quando nasceu minha filha comecei a imaginar histórias para ela e brincar com as palavras enquanto ela aprendia a falar e sonhar acordada”, destaca Christian David.

 

Atualmente exerce a função de Presidente da Associação Gaúcha de Escritores e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira na UFRGS. Em 2007, juntamente com outros escritores, professores e amantes da literatura, foi fundador da Confraria Reinações: Confraria da Leitura de Textos Infantis e Juvenis. É um dos organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica e tem participado de mesas-redondas e de encontros com alunos em escolas do Rio Grande do Sul.

 

Em sua carreira, o escritor recebeu várias distinções, onde se destaca a obra Destrava-línguas e outros poemas que ganhou o Prêmio Saraiva 100 anos, o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o prêmio Associação Gaúcha de Escritores - Livro do Ano - na Categoria Infantil, em 2016.

 

"Estamos muito felizes com o fato de o escritor Christian David ter aceitado ser o Patrono da Feira do livro de Bento Gonçalves não só por ele ter uma carreira sólida e vasta em relação à literatura, mas também por ser um dos multiplicadores e conscientizadores da importância da literatura fantástica para a formação de leitores de todas as idades. Temos certeza de que ele, juntamente com o escritor e artista homenageado, Ernani Cousandier, vai ajudar a aproximar o público cada vez mais desta temática", ressalta o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

 

A 32ª Feira do Livro acontece de 18 a 29 de outubro, na Via del Vino.

 

Livros Publicados:

O Monge Rei e o Camaleão, Fumproarte, Porto Alegre, 2006, 2ª Edição, Besouro Box, Porto Alegre, 2013.

Mão dupla, Artes e Ofícios, Porto Alegre, 2008 (Catálogo de Bolonha – 2009).

Sangue de barata, Editora Paulinas, São Paulo, 2012.

A menina que sonhava com os pés, Editora Gaivota, São Paulo, 2013 (Prêmio AGES Livro do Ano 2014 - Categoria Infantil).

O filho do açougueiro e outros contos de terror e fantasia, Besouro Box, Porto Alegre, 2013.

Rita tem medo, Abacatte Editorial, Belo Horizonte, 2014.

Destrava-línguas e outros poemas, Editora Saraiva, São Paulo, 2015 (Prêmio Saraiva 100anos 2014, Catálogo de Bolonha 2016, Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, Prêmio AGES Livro do Ano 2016 na Categoria Infantil).

Sangue Real, Editora Off-flip, 2016 (Prêmio Off-flip Livro Infantil 2015)

O centauro guardião, Editora Panda Books, 2017

Filme Proibido e outros minicontos, Physalis Editora, 2017

 

Assessoria de Comunicação Social

Foto: Divulgação/SECULT

 

http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/noticia/christian-david-e-o-patrono-da-32-feira-do-livro

 

Fonte: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/noticia/christian-david-e-o-patrono-da-32-feira-do-livro